Hoje quero divulgar uma parte importante deste projeto.
As nossa queridas oficinas, que aconteceram dia 08 e 10 de junho, em parceria com a professora Rossana e seu projeto de extensão Formas Animadas e Educação: o corpo como espaço na formação docente, pela Universidade Federal de Santa Maria.
Contamos com inscritos de todos os cantos do Brasil!
E fico muito feliz em disponibiliza-las agora, com a participação da nossa ilustre Rita de Libras, a primeira Drag Queen do Rio Grande do Sul interprete de LIBRAS.
OFICINA MANIPULARE, com Alice Ribeiro
Este encontro virtual pretende abordar os princípios do teatro de animação, tendo como base sua característica de processo comunicativo onde o hiperdimensionamento da função poética atribui, por convenção, o valor de objeto vivo ao inanimado. Apoiando-se no fato de que o teatro de animação é a arte do irreal tornado real, é o invisível tornado visível, onde o ator empresta sua força vital aos objetos, para criar um ambiente fictícios de vida. O encontro também ressalta a importância dos treinamentos do ator, para o teatro de animação, iniciando por perceber seu corpo, neutralizar sua energia e emprestar sua energia vital (sua força), aos objetos, simulando vida e autonomia a eles. Enfatiza que o ator manipulador em cena estará a serviço do objeto e, aos olhos do público, ele estará em segundo plano: o protagonista será sempre o objeto.
Material da oficina:
ALICE RIBEIRO
Artista visual, atriz, palhaça, oficineira, performer, e diretora, além de gestora cultural. Fundadora da Cia de Teatro Entre Linhas. Graduada em Artes Visuais com Especialização em Poéticas Visuais. Pesquisa as formas animadas, desde 2003, com ênfase no teatro miniatura, em especial as Caixas de Teatro e o Teatro de Sombras. Alice Ribeiro realiza trabalhos de produção para vários tipos de eventos e, entre eles a produção de lançamento do filme Scholles – Sementes da cor, com direção de Rejane Zilles, (média metragem que trata da vida e obra do artista Flávio Scholles) que estreou em 23/09/2016. Para o Filme Walachai (2013), com direção de Rejane Zilles, realizou a Coordenação de Produção. Em 2017, representou o filme Sholles Sementes da Cor, no Festival de Cinema Shortz Cutz, em Porto/Portugal. Trabalhou como assistente de produção no Festival MIMO de música instrumental em Olinda/2017. Em 2021, completa 34 anos de trajetória com as artes cênicas e visuais. Tem em sua trajetória montagens infantis e adultas, com temas bem variados, mas na grande maioria voltados às questões do meio ambiente. É oficineira ao longo destes anos, trabalhando com jovens, crianças, educadores e 3ª idade, EJAs, em entidades e eventos variados. Trabalhando com teatro de animação desde 2003, em seu repertório há espetáculos com bonecos de varas, manipulação direta e sombras. Em todos os espetáculos concebe o roteiro, figurinos, cenários e adereços, sempre trabalhando em parceria com outros profissionais para a execução. Em 2021 irá realizar a Oficina de Teatro de Sombras e Oficina de Construção de Caixas de Teatro em Portugal, na cidade de Freixo de Espada à Cinta, na FEIRA DE TEATRO DE BONECOS E MARIONETAS E FORMAS ANIMADAS, evento no qual Alice Ribeiro é curadora dos espetáculos de Caixa de Teatro.
OFICINA ILUMINARE, com Luana Garcia
Este encontro virtual pretende abordar noções básicas de iluminação cênica, envolvendo conceitos técnicos, históricos e artísticos das diferentes formas de iluminar. Destacando os caminhos da evolução tecnológica, bem como suas aplicações num projeto artístico. O encontro pretende abordar os conceitos básicos da iluminação, equipamentos, tipos de lâmpadas e efeitos de cor, a percepção da luz como parte do objeto cênico, operação e elaboração de um projeto de luz. Destacando o espetáculo Khalen, no qual foram construídos objetos cênicos, como parte integrante do cenário e da iluminação.
Material da oficina:
LUANA GARCIA
Iluminadora, assistente de produção, operadora de som e bailarina de dança do ventre. Trabalhou como assistente de produção, iluminadora e sonoplasta, na Cia Caixa do Elefante, de 2007 a 2015, percorrendo vários estados brasileiros e inúmeros festivais de teatro.
Trabalha com a Cia de Teatro Entre Linhas de Novo Hamburgo/RS, desde 2007, como assistente de produção iluminadora e sonoplasta, percorrendo vários municípios gaúchos e temporadas em Porto Alegre. Participa dos encontros do Grupo Experimental de Danca de Porto Alegre, coordenando por Airton Tomazzoni.
Faz parte da Equipe Vale Arvoredo - espaço artístico – Morro Reuter/RS, desde 2010, trabalhando como assistente de produção, logística, iluminação e sonoplastia para todas as atividades que lá acontecem.
Trabalhou na Cia de Arte, de 2007 a 2014, como recepcionista e técnica do teatro prestando serviço de criação, montagem e operação de luz e som aos grupos de teatro e dança que ocupavam a sala de espetáculos.
Para o grupo Cia 4 produções, é iluminadora do espetáculo Habite-me.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc n°14.017/20.
Comments