Esta é uma breve introdução sobre o teatro de animação, como parte do estudo sobre o teatro de objetos. Para entender o teatro de objetos tenho que compreender em que categoria ele está inserido, suas características e nuances para o desenvolvimento da minha pesquisa.
Jessica Ullmann
Ânima: a alma; principio espiritual humano que se opõe ao corpo. Expr. Conceito teosófico segundo o qual existe uma força divina que anima seres materiais e as almas humanas; a alma do mundo;
O teatro de animação é um gênero teatral que engloba diversas categorias, como o teatro de bonecos, de máscaras, de objetos, de sombra, ou seja, ele utiliza atores não humanos, e que por sua natureza é inerte, ou seja, inanimado.
Ele também é chamado de Teatro Inanimado.
É o teatro onde o foco de atenção está voltado para um objeto inanimado, e não no ator. Considera-se um objeto inanimado qualquer matéria inerte, destituído de movimento racional, que ao receber a energia do ator passa a impressão de adquirir vontade própria.
Ao doar sua energia para o objeto, o ator-manipulador deixa-se refletir nele. A vida emotiva e racional do objeto, durante o ato teatral, é a presença direta e atuante do ator sobre esse objeto. Ao receber energia, através do movimento, o objeto passa a ilusão de vida própria e raciocínio, simulando a capacidade de pensar, sentir, amar, querer.
Todo objeto pode ser animado desde que se encontre o seu centro pensante, seu centro de equilíbrio. Todo corpo tem esse centro de equilíbrio, um eixo que podemos entender com a espinha dorsal da matéria. É durante a transferência de energia que o objeto também recebe um eixo central e membros, com os quais atua.
Este é um jogo de percepção e escuta entre ator-manipulador e objeto, pois cada máscara, objeto ou boneco, possui um eixo central diferente, com características de locomoção diferentes, que contarão histórias diferentes.
“Os objetos contêm energia. São símbolos. O objeto no teatro é alquimia. Dramatizar com objetos é a arte de transforma-los. Através de suas transformações ou de seus movimentos, cria-se personagens”. (AMARAL, 2011)
O teatro de animação é a arte do irreal tornando-se real. Realidade é o que esta em cena, e o que esta em cena são objetos, compostos por energia e movimento. Que tocam nosso inconsciente, atingem o nível poético e despertam em nossos outros níveis do sensível.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
AMARAL, Ana Maria. Teatro de animação: da teoria à prática. 3 ed. Cotia/SP: Ateliê Editorial, 2007.
AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos. 3 ed. 1 reimp. São Paulo; Editora da Universidade de São Paulo, 2011.
Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc n°14.017/20.
Comments